10 curiosidades sobre alimentos do nosso dia a dia

Listamos 10 curiosidades interessantes sobre comidas que provavelmente você não conhecia. Confira e aprenda mais sobre a nossa culinária, algumas informações são bem curiosas. 

1 - A nutella nem sempre teve esse nome 

O primeiro nome do doce foi inventado em 1949 e era Supercrema, foi a primeira versão distribuida por Giandujot. No entanto, em 1962 a Ferrero foi obrigada a alterar o nome em virtude de uma lei aprovada na Itália que passou a proibir as marcas de enganas o público sobre os valores nutricionais de um alimento, pois a palavra "Super" induzia o consumidor acreditar que o produto tinha mais nutrientes do que realmente tem. O doce passou por Nutsy, Nussly, Nutosa e Nutina, até que finalmente chegou na Nutella. 

2 - Espigas de milho sempre em número par de grãos

Uma espiga de milho geralmente tem 800 grãos, e em média 16 fileiras, sempre em números pares. Isso se dá porque as espiguetas do milho se formam em pares e cada uma delas produz dois botões de flor, chamado de flósculos, uma espécie de miniflor, uma vinga e outra não.

3 - O algodão doce foi inventado por um dentista

Durante alguns anos o doce era somente consumido pela elite, e não tinha esse nome. Até que em 1897, James Morrison um dentista, criou uma máquina elétrica de doces, a qual usa uma força centrifuga para derreter o açucar e formar o doce, conhecido como "Fairy floss". 

4 - Sem a mosca não teríamos chocolate 

Isso mesmo que você leu, sem a mosca não teríamos o nosso querido chocolate! Isso porque, a flor do cacau é polinizada por moscas da família Diptera (gênero Forcipomya).

5 - O mel não tem prazo de validade

O mel tem a capacidade de absorver a umidade do ar e isso faz com que ele tenha pouquíssima água em sua composição, afastando qualquer possibilidade de bactérias e microorganismos de se proliferarem. Outra razão do mel não estragar é devido a sua acidez, pois apesar do gosto ser doce, o mel tem seu ph em 3 e 4,5 o que por sua vez impede o surgimento de qualquer agente que possa estragá-lo.

6 - O chocolate branco não é chocolate?

O chocolate branco é basicamente feito de manteiga de cacau e açúcar, em virtude disso, muitos não o consideram como chocolate por não conter massa de cacau (material de cor escura que dá sabor ao chocolate e que possui diversos nutrientes). Mas, para a Anvisa, o chocolate branco pode ser considerado chocolate desde que contenha mais de 20% de manteiga de cacau. 

7 - As maçãs pertencem a família das rosas

A família Rosaceae, cujo nome deriva do gênero tipo Rosa, é considerado uma das mais diversificadas, integrando cerca de 5000 espécies repartidas por 90-91 gêneros, incluindo uma grande diversidade de plantas ornamentais, como as roseiras e as frutiferas, como as maças. 

8 - O gosto pelo café está ligado na genética

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade Northwestern, nos EUA, os genes e o gosto por café tem uma relação direta. Os cientistas explicam que algumas pessoas tem facilidade a metabolizar a cafeína mais rápido, dessa forma, isso as leva a preferir o café amargo ao com leite, além de chocolates amargos aos mais doces. 

9 - As cenouras eram roxas

As cenouras possuem origem asiática, e as primeiras cenouras eram de cor roxa, sendo que a cor laranja do vegetal apareceu no século XVI, na Europa, após o cruzamento de duas espécies. 

10 - A pizza havaiana foi inventada no Canadá 

A pizza havaiana foi inventada no Canadá em 1960, e o seu nome não está relacionado com o Havai, mas sim com a marca de abacaxi em conserva que era usado. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem