Aprenda a fazer costelão no tambor que chega a soltar do osso

Costelão assado no tambor

Hoje vamos te ensinar a fazer uma costela bovina no tambor que quando a carne atinge o ponto ideal ela chega a se desprender do osso com apenas uma garfada ou até mesmo só puxando o osso com a mão ele já solta da carne de tão macia que fica. 

A costela no tambor é um churrasco com sabor imbatível, mesmo sendo demorado (pois até que esse prato principal fique pronto vai de 5 a 6 horas dependendo o tamanho da costela) todos que comem falam que vale muito a pena esperar o tempo que for preciso para comer essa maravilha.

Fica com um gosto diferente, incrível, porque o suco da carne continua ali, não fica aquela costela seca, continua molhada e defumada é indescritível o gosto.

Pode ser feita pra um almoço em família, grupos de amigos ou até mesmo transformar esse incrível churrasco em um evento para juntar a turma toda.

Vamos para a receita:

Ingredientes:

  • 20 Kg de costela bovina
  • 1 Litro de velho barreiro
  • Sal grosso

Modo de preparo:

  1. Quando for fazer esse tipo de churrasco para ser servido meio dia, coloque fogo no tambor com 6 horas de antecedência pois para a carne atingir o ponto ideal, leva de 5 a 6 horas aproximadamente.
  2. A costela é feita em um tambor com tampa e com abertura nas laterais onde é colocado lenha ou carvão.
  3. A hora que for colocar a carne no tambor o mesmo já deve estar quente.
  4. Começamos temperando a carne, passamos a cachaça em toda a costela, em seguida colocamos o sal grosso, depois viramos o lado e repetimos esse mesmo processo no outro lado tbm.
  5. Depois que já estiver toda temperada, colocamos a costela em uma espécie de grelha que tem alguns ganchos (para prender bem a costela) e trava.
  6. Depois que a costela estiver toda dentro dessa grelha, trava bem para ela não cair.
  7. Abre o tambor que já deverá estar quente, coloque o costelão dentro e pode tampar.
  8. De hora em hora abra para ver se a costela está assando.
  9. Com o tambor fechado a carne vai assando, ficando defumada, macia e deixando todos com água na boca sentindo o cheirinho desse churrasco imbatível.
  10. A hora que a costela estiver dourada todos os lados ou que já tenha passado de 5 a 6 horas, está pronto o nosso costelão no tambor que chega a soltar do osso
  11. Com todo cuidado, tire a grelha de dentro do tambor e pode servir.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem